quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Metrô Chegou na Barra da Tijuca. Viva a Linha 4!

Mediante a aproximação dos jogos esportivos mundiais que o Brasil e a Cidade do Rio de janeiro sediarão, e não tendo outro meio paliativo para solucionar o caos na conexão Zona Oeste com o Centro da cidade, finalmente as obras da Linha 4 do Metrô terão início.

O projeto desta conexão já existe desde o final da década de 90, mas somente agora, dez anos depois, começará a ser concretizado. Muitos até dizem que o Metrô já deixou de ser a solução e passou a ser uma saída apenas para desafogar o transito.

Até a presente data, 25 de maio de 2010, a única certeza que se tem do trecho é que será construída a estação Jardim Oceânico na Barra da Tijuca, próximo a passarela da Barra, seguindo então para São Conrado e chegando em seguida na Gávea. Desta estação o rumo dos trilhos subterrâneos continua incerto.

O projeto mais antigo pretendia fazer o encontro da linha 4 com a linha 1 (Tijuca x Centro x Zona Sul) em uma estação a ser construída próximo ao Shopping Rio Sul, mas um novo projeto mais trabalhoso, mais caro, porém muito mais eficiente foi apresentado.

O novo projeto sairia da Gávea, pelo Jardim Botânico, seguiria pelo Humaitá, Botafogo e chegaria ao centro pela Lapa, fazendo conexão com a linha 1 apenas na estação da Carioca. Deste modo a linha 4 seria independente, levando a Zona Oeste ao Centro com maior agilidade, conforto e segurança, sem super lotar a linha 1.

Infelizmente este trem está tomando outros rumos, com o prazo correndo para o início dos jogos, e a obrigatoriedade para realização desta obra, foi apresentado um projeto que pretende ligar a linha 4, saindo da Gávea, na novíssima Estação General Osório, em Ipanema, ponta da linha 1.

Olha o quebra galho aí gente! Caso seja aprovado este projeto, o metrô do Rio de Janeiro irá virar um grande “minhocão”, onde quem pegou o trem na Barra está dentro, quem não pegou não pega mais.

Os trens sairão lotados da zona oeste, impossibilitando nas horas de grande fluxo o embarque de novos passageiros nas estações da zona sul. Imagine a volta do centro para a Barra da Tijuca na hora do rush.

Gastar o dinheiro público realizando obras, que não atendem a demanda da sociedade, apenas para dizer que o Metrô chegou a Barra é um absurdo!

O Estado e o Município receberão uma verdadeira fortuna para as obras de infra estrutura necessárias para realização destes jogos internacionais, sendo sem dúvida a grande chance para a o Estado e para o Município do Rio de janeiro atingirem um alto nível em qualidade de vida, transporte, segurança, saúde, educação, saneamento, turismo e etc.

Este episódio do Metrô deve servir de exemplo para todos nós, precisamos ficar atentos para como o poder executivo do Município e do Estado irão utilizar estas verbas que serão liberadas, para assim garantirmos um futuro melhor.

O metrô da Barra é extremamente necessário, representa a conexão de dois grande centros da cidade do Rio de Janeiro, mas se o projeto “minhocão” for aprovado ficaremos sem verba e sem meio de transporte adequado.

O Estado do Rio Merece Mais.

Um comentário:

  1. Bravo, irmãozinho!! Essa lenda do Metro precisa ser discutida com a sociedade e - finalmente! - sair mesmo do papel! Não apenas como gambiarra, mas como um novo caminho pra quem perde horas preciosas do seu dia no trânsito absurdo do Rio.
    Aliás, tenho uma sugestão de tema, que pode até virar uma enquete: O QUE FAZER COM A CIDADE DA MÚSICA PARA QUE ELA TENHA ALGUMA FUNÇÃO, ALÉM DE MONUMENTO OFICIAL DEDICADO AOS OTÁRIOS QUE PAGAM IMPOSTOS? Vamos pensar!!
    Beijos e torcida - sempre!

    ResponderExcluir